domingo, 25 de abril de 2021


 










Gatos e leite parecem uma combinação natural. Provavelmente você já se deparou com a imagem clássica de um gato lambendo um pires com leite. No entanto, essa imagem pitoresca não conta toda a história.
Como mamíferos, todos nós compartilhamos o mesmo princípio de consumir leite materno. Porém, após o desmame para alimentos sólidos, a maioria dos mamíferos não consome mais leite e muitos podem ter problemas gastrointestinais com a ingestão de laticínios.
Mas o que aconteceu?
O leite contém um carboidrato chamado lactose, que é um açúcar composto de galactose e glicose, encontrado em todos os tipos de leite. Os filhotes de gato, como outros bebês mamíferos, têm uma capacidade inata de quebrar a lactose porque seus corpos produzem a enzima lactase, que divide a lactose em açúcares individuais, ajudando-os assim a digerir a lactose.
Todas as espécies perdem a capacidade de decompor a lactose à medida que envelhecem. No caso dos gatos isso ocorre com o desmame, por volta da 4ª e 6ª semana de idade.
Com menor produção de lactase, a lactose não é efetivamente digerida, e é aí que você pode começar a ver sinais de intolerância à lactose. Além disso, uma vez que o corpo para de produzir lactase, ele nunca mais reinicia.
Quando um gato intolerante à lactose ingere laticínios, a lactose não digerida puxa muita água para os intestinos e as bactérias fermentam os açúcares não digeridos. Os resultados são dores de estômago, gases, cólicas, inchaço e diarreia, geralmente de 8 à 12 horas após a ingestão do laticínio.
Caso você pretenda oferecer algum petisco que tenha leite para seu gatinho, faça primeiro um teste de intolerância. É bem simples, ofereça uma colher de leite e observe durante 24h, se não houver sintomas é possível que ele não seja intolerante.
Vale lembrar que toda a alimentação do seu bichano deve estar de acordo com o número de nutrientes necessários para manter seu bem-estar. Em caso de dúvidas sempre recorra ao médico veterinário.
Vocês Concordam ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os gatos são animais fascinantes e surpreendentemente misteriosos. Possuem hábitos peculiares, comportamentos imprevisíveis e são extremamen...